top of page

 GLOSSÁRIO 

Abaixo estão as definições de algumas palavras utilizadas nesta reportagem entre outros termos inclusivos propostos pela psicóloga Jaqueline Gomes de Jesus no guia técnico Orientações sobre Identidade de Gênero: Conceitos e Termos.
 

SEXO

Classificação biológica das pessoas como machos ou fêmeas, baseada em características orgânicas como cromossomos, níveis hormonais, órgãos reprodutivos e genitais.

 

GÊNERO

Classificação pessoal e social das pessoas como homens ou mulheres. Orienta papéis e expressões de gênero. Independe do sexo.

 

EXPRESSÃO DE GÊNERO

Forma como a pessoa se apresenta, sua aparência e seu comportamento, de acordo com expectativas sociais de aparência e comportamento de um determinado gênero. Depende da cultura em que a pessoa vive.

 

IDENTIDADE DE GÊNERO

Gênero com o qual uma pessoa se identifica, que pode ou não concordar com o gênero que lhe foi atribuído quando de seu nascimento. Diferente da sexualidade da pessoa. Identidade de gênero e orientação sexual são dimensões diferentes e que não se confundem. Pessoas transexuais podem ser heterossexuais, lésbicas, gays ou bissexuais, tanto quanto as pessoas cisgênero.

 

PAPEL DE GÊNERO

Modo de agir em determinadas situações conforme o gênero atribuído, ensinado às pessoas desde o nascimento. Construção de diferenças entre homens e mulheres. É de cunho social, e não biológico.

 

CISGÊNERO 

Conceito “guarda-chuva” que abrange as pessoas que se identificam com o gênero que lhes foi determinado quando de seu nascimento.

 

TRANSGÊNERO

Conceito “guarda-chuva” que abrange o grupo diversificado de pessoas que não se identificam, em graus diferentes, com comportamentos e/ou papéis esperados do gênero que lhes foi determinado quando de seu nascimento.

 

INTERSEXUAL

Pessoa cujo corpo varia do padrão de masculino ou feminino culturalmente estabelecido, no que se refere a configurações dos cromossomos, localização dos órgãos genitais, coexistência de tecidos testiculares e de ovários.

 

ORIENTAÇÃO AFETIVO-SEXUAL

Atração afetivo-sexual por alguém. Sexualidade. Diferente do senso pessoal de pertencer a algum gênero.

LGBT

Acrônimo de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Eventualmente algumas pessoas utilizam a sigla GLBT, ou mesmo LGBTTT, incluindo as pessoas transgênero/queer. Nos Estados Unidos se encontram referências a LGBTTTQIA (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Travestis, Transexuais, Queer, Intersexuais e Assexuados). Nesta reportagem optou-se por utilizar o termo LGBT+, no qual o símbolo de adição representa outras formas de identidade de gênero e sexualidade. 

 

ASSEXUAL

Pessoa que não sente atração sexual por pessoas de qualquer gênero.

 

BISSEXUAL

Pessoa que se atrai afetivo-sexualmente por pessoas de qualquer gênero.

 

HETEROSEXUAL

Pessoa que se atrai afetivo-sexualmente por pessoas de gênero diferente daquele com o qual se identifica.

 

HOMOSSEXUAL
Pessoa que se atrai afetivo-sexualmente por pessoas de gênero igual àquele com o qual se identifica.

 

TRANSEXUAL

Termo genérico que caracteriza a pessoa que não se identifica com o gênero que lhe foi atribuído quando de seu nascimento. Evite utilizar o termo isoladamente, pois soa ofensivo para pessoas transexuais, pelo fato de essa ser uma de suas características, entre outras, e não a única. Sempre se refira à pessoa como mulher transexual ou como homem transexual, de acordo com o gênero com o qual ela se identifica.

 

HOMEM TRANSEXUAL

Pessoa que reivindica o reconhecimento social e legal como homem. Alguns também se denominam transhomens ou Female-to-Male (FtM).

 

MULHER TRANSEXUAL

Pessoa que reivindica o reconhecimento social e legal como mulher. Algumas também se denominam transmulheres ou Male-to-Female (MtF).

 

TRAVESTI

Pessoa que vivencia papéis de gênero feminino, mas não se reconhece como homem ou mulher, entendendo-se como integrante de um terceiro gênero ou de um não-gênero. Referir-se a ela sempre no feminino, o artigo “a” é a forma respeitosa de tratamento.

 

QUEER OU ANDRÓGINO OU TRANSGÊNERO

Termo ainda não consensual com o qual se denomina a pessoa que não se enquadra em nenhuma identidade ou expressão de gênero.

 

TRANSFOBIA

Preconceito e/ou discriminação em função da identidade de gênero de pessoas transexuais ou travestis.

NOME SOCIAL

Nome pelo qual as travestis e pessoas transexuais se identificam e preferem ser identificadas, enquanto o seu registro civil não é adequado à sua identidade e expressão de gênero.

© 2017 por William Orima

Projeto Experimental do curso de Comunicação Social: Jornalismo da FAAC/Unesp

bottom of page